APL Cidades - Teresina


A inspiração para a ilustração da Perro Libre APL THE para Teresina foi uma das lendas mais conhecidas da cidade: Zabelê.

Lá pelos tempos em que o Brasil era colônia de Portugal, viviam no sudeste do Piauí duas tribos inimigas nas proximidades da confluência dos rios Itaim e Canindé: Amanajós e Pimenteiras. Zabelê era a filha do chefe da tribo dos Amanajós. Ela amava Metara, índio da tribo dos Pimenteiras, terríveis inimigos dos Amanajós. Zabelê e Metara se encontravam secretamente. Mas Mandaú desconfiou daquelas andanças. É que ele vivia magoado com Zabelê, porque se via preterido por um inimigo e nunca conseguia que seu amor fosse correspondido. Mandaú descobriu o local do encontro dos dois. Certa vez resolveu levar algumas testemunhas para desmascarar Zabelê. Os dois amantes foram surpreendidos, surgindo uma briga generalizada. Depois de tanta luta, morrem Zabelê, Metara e Mandaú. Tupã teve pena dos dois amantes e resolveu transformá-los em duas aves que voam juntas cantando até hoje. Sempre que um se afasta, o outro canta de tristeza esperando seu retorno.

Segundo Bugyja Britto, ocupante da cadeira número 12 da Academia Piauiense de Letras, a lenda de Zabelê aconteceu a poucos quilômetros de Oeiras, primeira capital do Piauí.


Fonte: Perro Libre